O anime Naruto, apesar de parecer uma formação simples, apresenta várias referências ocultas no Ino-Shika-Cho, que representam os três membros da formação. O autor Masashi Kishimoto é conhecido por incorporar todo tipo de referências ocultas e ligações mitológicas em sua famosa série Naruto. Enquanto algumas referências são mais óbvias, como o Chakra e os Caminhos da Dor, pertencentes ao Budismo, outras são um pouco mais ocultas e difíceis de decifrar.

Uma referência desse tipo pode ser encontrada na formação Ino-Shika-Cho, uma equipe tradicional formada por membros dos Clãs Yamanaka, Nara e Akimichi. À primeira vista, o nome da formação parece derivar simplesmente dos prefixos do nome de cada membro, e embora isso possa ser verdade em certa medida, há um significado mais profundo por trás do nome completo. Esse significado está intimamente ligado aos três clãs de várias maneiras, seja através da história dos clãs ou de suas técnicas e habilidades.

O Simbolismo por trás de Ino-Shika-Cho

O nome Ino-Shika-Cho é diretamente tirado de um popular jogo de cartas japonês conhecido como Koi-Koi. O jogo utiliza cartas Hanafuda, um tipo de baralho japonês que é muito menor em tamanho e é conhecido como cartas de flores. Ino, Shika e Cho são três cartas Hanafuda que formam a mão vencedora no jogo, similar a uma “casa cheia” no pôquer. A formação é traduzida para a série na forma da tradicional formação Ino-Shika-Cho dos Clãs Yamanaka, Nara e Akimichi, que permanece invicta contra a maioria dos oponentes.

Além de a formação servir como uma mão vencedora, cada prefixo usado no nome também tem um significado oculto mais profundo. Os três prefixos se traduzem em um animal em japonês, sendo que Ino, Shika e Cho se traduzem em javali, veado e borboleta, respectivamente. Esses três animais são refletidos nas habilidades e técnicas de todos os três clãs de uma forma ou de outra, mantendo-se fiéis ao significado por trás de seus nomes.

Ino – Javali

A palavra Ino em si se traduz em javali, que é um tipo de porco selvagem. A referência ao nome em si permanece difícil de decifrar, especialmente porque nenhuma das técnicas de Ino simboliza javalis ou porcos. No entanto, emparelhado com o significado do Clã Yamanaka, as coisas começam a ficar um pouco mais claras. O nome do clã “Yamanaka” significa “entre as montanhas” em japonês, e também é o nome de um lago localizado na base do Monte Fuji. Os dois nomes estão interligados, já que os javalis selvagens são comumente associados às montanhas do Japão. Às vezes, eles são chamados de Yamakujira ou “baleias das montanhas”, principalmente de

vido à quantidade colossal de carne que produzem. Outras referências na série podem ser encontradas na forma de Sakura insultando Ino, chamando-a de “porquinha”, uma referência oculta ao significado por trás de seu nome. Além disso, a família de Ino possui uma loja de flores, o que possivelmente pode ser uma referência às cartas de flores Hanafuda.

Shika – Veado

Shika se traduz diretamente em veado em japonês, e essa referência é evidente na série na forma da afinidade do Clã Nara com os veados. Foi mencionado que o Clã Nara cuida dos veados na Vila da Folha, pois eles têm uma conexão especial com esses animais. Além disso, o Clã Nara é baseado na cidade de Nara, no Japão, que serviu como a capital do país durante o século VIII. A cidade é conhecida por sua grande população de veados, alguns dos quais coexistem com os habitantes locais. Embora as técnicas e habilidades de Shikamaru não exatamente se refiram a esse animal, sua disposição é um pouco semelhante à do veado. Os veados são conhecidos como animais rápidos e intuitivos, sempre atentos à situação em mãos. A rápida intuição e análise de cada situação por parte de Shikamaru refletem essas qualidades semelhantes ao veado.

Cho – Borboleta

Cho se traduz em borboleta em japonês, uma referência que pode ser vista nas habilidades de Choji, assim como em sua personalidade. Depois que Choji comeu a terceira pílula em sua luta contra Jirobo do Quarteto do Som, ele cresceu asas feitas de Chakra, semelhantes às de uma borboleta. Essas asas de borboleta podem ser vistas novamente durante a Quarta Grande Guerra Ninja, na forma do Modo Borboleta do Clã Akimichi. Esse modo permite que os membros do clã queimem suas calorias e manifestem asas de borboleta. Esse estado pode ser alcançado consumindo as Pílulas Tricolores ou praticando o Controle de Calorias para entrar no Modo Borboleta sem as pílulas. O pai de Choji também faz várias referências relacionadas a borboletas, afirmando que Choji precisa sair de seu casulo para se tornar mais forte. Fica evidente que as borboletas estão interligadas ao Clã Akimichi com essas referências e ligações simbólicas. As borboletas também são conhecidas por sua afinidade com doces, o que é refletido com precisão pelo amor de Choji por doces e comida em geral. Outra referência ao amor de Choji por comida é o nome do clã “Akimichi”, que se refere ao outono, quando as ruas são preenchidas com vendedores e comida.