A série de televisão Marvel’s Runaways, baseada nos quadrinhos de mesmo nome, foi removida tanto do Disney+ quanto do Hulu, sua plataforma original de streaming. Marvel’s Runaways não está mais disponível no Disney+ e no Hulu. Em meados de maio de 2023, foi divulgada a notícia de que várias séries e especiais seriam removidos tanto do Disney+ quanto do Hulu, incluindo Willow e The Mysterious Benedict Society.

Embora originalmente ausente desta lista inicial, em 27 de maio, os fãs da Marvel descobriram que Runaways também tinha sido removido de ambos os serviços de streaming (via The Direct). Com essa mudança, Runaways se torna a primeira série Marvel adaptada a ser removida das plataformas depois de ter sido lançada como uma série original do Hulu.

Runaways é a primeira série Marvel removida do Disney+

A série de televisão Marvel’s Runaways, baseada nos quadrinhos de mesmo nome, foi removida tanto do Disney+ quanto do Hulu, sua plataforma original de streaming

Os Runaways foram uma equipe criada pelo escritor Brian K. Vaughan e pelo artista Adrian Alphona em 2003, composta pelos filhos de diferentes vilões da Marvel. O título dos quadrinhos da equipe teve 100 edições antes de chegar ao fim em 2021. A série de televisão adaptou esses quadrinhos e estreou no Hulu em novembro de 2017, tendo um total de três temporadas antes de ser cancelada no final de 2019. A série estava inserida no Universo Cinematográfico da Marvel e até fez um crossover com a série Cloak & Dagger da Freeform.

No momento desta escrita, a remoção de Marvel’s Runaways tanto do Hulu quanto do Disney+ coloca em questão seu status como cânon para o Universo Cinematográfico da Marvel. Assim como a série Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., que foi originalmente exibida na ABC, apesar de estar situada no MCU, os eventos de Runaways não foram reconhecidos pelos filmes e séries principais dos Estúdios Marvel. A série Runaways foi lançada em três temporadas antes da primeira série oficial do Disney+ da Marvel Studios, WandaVision, que estreou em janeiro de 2021.

A remoção de conteúdo do Disney+ faz parte de “mudanças estratégicas”, segundo a CFO da Disney, Christine McCarthy, devido a uma alteração de despesas de $1,5 a $1,8 bilhão. Outra mudança para a plataforma é que menos conteúdo será produzido para o Disney+ no futuro. O CEO da Disney, Bob Iger, afirmou anteriormente: “Estou muito satisfeito com o apoio que estou recebendo dos criadores de conteúdo da empresa, que é significativo e real, e se manifesta na redução do custo por conteúdo, seja uma série de TV ou um filme, cujos custos aumentaram de forma exorbitante e insustentável em minha opinião. Todos concordam com isso”.

No entanto, a purga de conteúdo do Disney+ tem gerado reações mistas por parte dos criadores e atores. O astro de Breaking Bad, Bryan Cranston, incentivou os fãs a assistirem ao seu filme The One and Only Ivan antes que fosse removido do Disney+. Enquanto isso, Jonathan Kasdan, roteirista e produtor executivo de Willow, explicou que ele está “meio que gostando